Regiões transfronteiriças vão ter apoio de 111 milhões para projetos comuns entre Portugal e Espanha
Projetos conjuntos de municípios e empresas nas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha vão ter apoio de 111 milhões. Concurso vai potenciar investimento global de 147 milhões.
A partir de janeiro os projetos de cooperação transfronteiriça para oito regiões de Portugal e Espanha podem candidatar-se a um apoio europeu de 111 milhões de euros.
"Este é o primeiro concurso de banda larga em quase um ano", disse ao ECO o vice-presidente da CCDR Norte para a Cooperação. Jorge Sobrado sublinhou ainda que neste novo concurso que vai decorrer de 15 de janeiro de 2025 a 14 de março, "municípios e empresas podem participar em conjunto", uma característica do POCTEP, o programa europeu que visa promover a cooperação territorial entre as regiões fronteiriças de Espanha e Portugal.
Através deste programa são apoiados projetos que estimulam a inovação, sustentabilidade, competitividade e integração entre os dois países, com um impacto direto no desenvolvimento económico e social dessas regiões.
O apoio de 111 milhões, que é agora posto a concurso, vai potenciar um investimento global de 147 milhões de euros, "promovendo a renovação da cooperação transfronteiriça, essencial para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentável das regiões fronteiriças de ambos os países", segundo um comunicado da CCDR Norte.
A decisão de lançar o concurso foi tomada esta quinta-feira na reunião do Comité de Acompanhamento do programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, que decorreu na Alfândega do Porto, paredes meias com a Mostra dos Fundos, a decorrer desde terça-feira.
Além da aprovação deste concurso, que relança o programa em 2025, na reunião foi feito o ponto de situação do POCTEP, a execução e as ações futuras.